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Learnability: como aplicar em empresas

A chamada “learnability”, ou seja, a busca por desenvolver novos conhecimentos ao longo da vida profissional, virou um importante...

  • Bárbara Gomes
  • março 21, 2023

A chamada “learnability”, ou seja, a busca por desenvolver novos conhecimentos ao longo da vida profissional, virou um importante critério para profissionais e empresas. 

Esta palavra está relacionada com a capacidade que uma pessoa tem de buscar conhecimento assim como em se desenvolver constantemente. Ou seja, “learnability” ou “capacidade de aprender” é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. 

O que é learnability

O termo learnability é a soma de duas palavras de origem inglesa: to learn (aprender) e ability (habilidade). Em português ela significa “capacidade de aprender”. Essa é uma Soft Skill que precisa ser desenvolvida e mantida por profissionais que desejam se manter a frente no mercado de trabalho.

Como incentivar o learnability nas empresas

Para introduzir o learnability nas empresas, deve-se prestar bastante atenção nos colaboradores que apresentam entusiasmo e curiosidade em aprender melhor sobre temas e novas tarefas. As oportunidades de treinamento e cursos devem ser reservadas aos funcionários que mostram grande interesse em aprender novas competências.

A curiosidade é uma característica poderosa para os profissionais que querem estar preparados para lidar com um novo contexto, e fomentar isso nos colaboradores é a melhor forma de manter sua empresa em crescimento constante.

Como implementar o learnability nas empresas

Conferências especializadas

O aspecto interessante das conferências, é que incluem apresentações e sessões que abrangem temas fundamentais para o crescimento dos colaboradores. Os participantes conseguem retornar de apresentações como essas mais competentes e capazes para solucionar os problemas da sua empresa.

Workshops com especialistas

Os Workshops são cursos ou sessões online com foco em uma determinada área de conhecimento específico. Um workshop nada mais é do que seminário que um funcionário pode fazer parte para entender melhor sobre qualquer assunto.

Soft skills 

As soft skills são habilidades de inteligência emocional ajudam a aprender novas maneiras de interação com o outro. Ao contrário das hard skills, as soft skills são fundamentais em qualquer tipo de trabalho. Estas são algumas soft skills fundamentais:

  • Empatia.
  • Criatividade.
  • Trabalho em equipe.
  • Resolução de problemas.
  • Gestão de tempo.
  • Ética de trabalho.
  • Habilidades de comunicação

Cursos e treinamentos online

Um treinamento profissional online pode, em muitas vezes, substituir um curso presencial. Os cursos online são uma ótima forma de oferecer um excelente aprendizado e de baixo custo para ajudar um funcionário a adquirir novas competências.

Desse modo é preciso colocar o learnability em prática para o aprendizado ser obtido eficientemente. Ou seja, “aprender a aprender”. Aprender a filtrar as informações nos locais apropriados e ficar atento às novidades de sua área profissional e saber organizar esse conhecimento de forma estratégica.

Os responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento de funcionários, assim como os gestores, precisam estar atentos aos profissionais curiosos. Há colaboradores que já têm o perfil e mostram o interesse em aprender novas habilidades.

Como praticar o learnability no seu dia a dia 

Hoje são diversas as possibilidades de se aprender algo novo. Seja por cursos online, vídeos e plataformas de digitais de aprendizado. 

Aprender a trabalhar de maneira ágil; encontrar soluções inteligentes para problemas complexos; construir relações de confiança e proatividade, assim como ter uma gestão mais humanizada são fatores que permitem que a vida profissional seja muito mais eficiente e produtiva.

Por isso é fundamental motivar os profissionais que iniciam atividades e buscam novas formas de desenvolver suas habilidades. Com essas práticas é possível incentivar o aprendizado e ter em sua empresa colaboradores motivados a praticar o Learnability na sua equipe e vida profissional em geral. 

Por: Kalu Cidad

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