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Sua empresa tem plano de carreira? Saiba porque é tão importante e como implementar.

O plano de carreira mostra o caminho da evolução para os colaboradores e ajuda a empresa a colocar as pessoas certas nos cargos certos.

  • Ana Carolina Lins e Silva
  • dezembro 27, 2022

O plano de carreira é um programa estruturado que organiza todos os cargos e as posições da empresa, e a partir daí determina quais são as etapas para que cada profissional possa evoluir na sua carreira dentro da empresa.

Este programa deve ser traçado levando em conta tanto as necessidades e metas da empresa, quanto os perfis e objetivos de cada profissional. Dessa forma, será mais fácil determinar as pessoas certas para cada posição.

Estabelecer um plano de carreira, portanto, é ótimo para os colaboradores, porque é uma oportunidade de se desenvolverem profissionalmente; e também é excelente para as empresas, uma vez que promove retenção de talentos, capacitação constante e uma sólida formação de líderes.

Objetivos e benefícios para profissionais e empresas

O plano de carreira relaciona as oportunidades oferecidas pela empresa aos interesses profissionais dos colaboradores, estabelecendo quais passos devem ser cumpridos para que alcancem promoções, novos cargos, entre outras possibilidades de desenvolvimento. 

Estes são alguns dos principais objetivos e benefícios obtidos com um plano de carreira:

  • Preencher os cargos necessários para o crescimento da empresa com os profissionais que já estão alinhados com a cultura organizacional, sem precisar fazer contratações externas.
  • Priorizar profissionais que já trabalham na empresa quando surgirem novas oportunidades.
  • Reter talentos importantes para a empresa, aumentando a motivação e o engajamento.
  • Aumentar a atratividade da sua empresa perante novos talentos. Afinal, pesquisas recentes apontam que a possibilidade de crescimento tem maior peso na escolha por uma empresa do que o próprio salário.
  • Direcionar os treinamentos e programas de capacitação da empresa.
  • Formar líderes bem alinhados com os valores da empresa para preencher os planos de sucessão.
  • Construir uma cultura organizacional sólida, em que todos tenham oportunidades para crescer e acreditem nos valores da empresa.

Passa a passo para criar um plano de carreira na sua empresa

Para criar um plano inteiramente novo, é preciso envolver os colaboradores e cuidar de cada etapa do processo. Veja a seguir nossa sugestão de passo a passo.

1 – Conheça e escute seus colaboradores

Primeiramente, é importante ouvir e conhecer seus colaboradores. Assim, você poderá entender melhor as perspectivas profissionais de cada um, bem como seus objetivos e competências. 

Neste momento, é muito válido realizar uma análise do perfil comportamental e técnico da sua equipe para ganhar insights acerca de como aproveitar ao máximo cada talento e promover um caminho para a realização profissional.

2 – Mapeie os cargos existentes e as competências necessárias

A seguir, faça um plano de cargos e salários detalhando todas as posições existentes na empresa. Além dos cargos e remunerações, é preciso mapear também as relações hierárquicas, atribuições e competências necessárias em cada função. 

Esses documentos oferecem uma visão completa do organograma da empresa e ajudam a traçar as linhas evolutivas para as carreiras dos profissionais. 

3 – Defina as progressões de carreira

Com a visão de todas as posições da empresa, o próximo passo é definir como acontecerá a progressão de carreiras.

Para isso, é importante levar em consideração os tipos de progressão de carreira e qual deles mais se adequa a cada colaborador e também às oportunidades da empresa. Por exemplo: perfil especialista – desenvolvimento vertical (posições superiores na mesma área), perfil generalista – desenvolvimento horizontal (posições de mesmo nível hierárquico em áreas diferentes).

Portanto, cabe ao responsável pela elaboração do plano de carreira determinar quais são os caminhos possíveis para cada colaborador a partir de seu cargo atual.

Para cada posição existente é preciso determinar:

  • Possibilidades de progressão vertical ou horizontal a partir do cargo: um analista de marketing sênior com opção de ser tornar coordenador de marketing ou especialista da área, ou mesmo seguir para áreas correlatas.
  • Competências necessárias para alcançar as novas posições: atingir determinado nível de conhecimento em um software, desenvolver habilidades de liderança, alcançar fluência em determinada língua.
  • Prazo mínimo em determinado cargo para conseguir uma promoção ou transferência.
  • Critérios de avaliação para a progressão na carreira: desempenho nas avaliações, tempo de empresa, horas de treinamento etc.

4 – Promova treinamentos e capacitação

Após estabelecer as bases do plano de carreira, o próximo passo é garantir treinamentos sob medida para as necessidades dos seus colaboradores. A tendência é que as empresas atuem cada vez mais no direcionamento de carreira dos seus colaboradores, utilizando o próprio ambiente organizacional para estudos, cursos, treinamentos e outras capacitações.

Feito o mapeamento de quais são as competências necessárias para cada progressão de cargo e quais os objetivos de cada funcionário, fica muito mais fácil definir o que precisa ser abordado nas capacitações oferecidas pela empresa.

Usualmente, o RH fica responsável por fazer um levantamento das necessidades de treinamento, mapeando todos os pontos fortes e fracos dos colaboradores e as competências que precisam ser desenvolvidas, e depois um cronograma de conteúdos e processo de aprendizagem é estabelecido de acordo com as demandas dos colaboradores.

5 – Estabeleça metas 

As metas são importantes pois dividem os objetivos profissionais dos colaboradores em tarefas menores, mais fáceis de cumprir e de acompanhar.

Por exemplo, se um profissional trabalha como analista hoje e quer chegar à posição de coordenador em dois anos, ele precisa de metas claras para chegar lá, tais como: estar à frente de um projeto importante da empresa, dominar um software específico, completar uma carga horária mínima de treinamentos etc.

6 – Dê feedback constante

O colaborador que busca um plano de carreira precisa receber feedback constante para entender seu desempenho e seguir no caminho certo.

Os líderes devem se encarregar de apontar erros e acertos, orientar sobre as capacitações necessárias e guiar cada funcionário para desenvolver seu máximo potencial. Só assim os colaboradores conseguirão cumprir suas metas adequadamente e garantir seu crescimento profissional. 

7 – Incentive a participação dos colaboradores

Por fim, é importante que todo o processo envolvendo planos de carreira conte com a participação ativa dos colaboradores da empresa. Eles devem ter liberdade para dar ideias e sugestões, decidir sobre seus próprios caminhos e aproveitar todas as oportunidades oferecidas. 

Uma das formas de garantir esse engajamento é aplicar a escuta corporativa no seu negócio. Dessa forma, você terá acesso à opinião dos colaboradores e conseguirá construir uma cultura colaborativa dentro da empresa.

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